O que é acordo SPA e porque ele é tão importante para as companhias aéreas

Você sabia que através de acordos SPA – Special Prorate Agreements as companhia aéreas aumentam sua oferta de destinos?

Com estes acordos especiais de tarifa, quem ganha é o passageiro, pois as companhias podem oferecer bilhetes mais baratos.

O principal objetivo destes acordos é apresentar alternativas aos passageiros para os destinos em que a companhia não possui.

As companhias aéreas possuem muitos acordos SPA com várias outras companhias devido a razões comerciais.

Parece interessante? Então continue lendo esse artigo para se tornar um profissional de sucesso.

Acordos SPA – Special Prorate Agreements (Acordo especial de rateio)

Sabemos que uma companhia aérea sozinha nunca conseguiria atender todos os destinos do mundo.

Porém, através de acordos SPAs com outras companhias é possível transportar os passageiros até seus destinos finais emitindo um único bilhete eletrônico.

Consequentemente, as companhias aéreas assinam vários acordos de SPA com muitas outras companhias aéreas.

Os acordos SPA foram criados com o intuito de atender às necessidades complementares de negócios.

Assim, impulsionando o volume e as receitas em uma troca mutuamente lucrativa.

Os acordos têm um impacto positivo para o passageiro.

Consequentemente, os passageiros tem mais opções de voos e itinerários para alcançar o mesmo destino.

Como os acordos são selados

Várias etapas são necessárias  para criar um contrato que garanta que uma companhia aérea possa extrair o máximo benefício de um acordo de SPA.

As equipes de SPA e / ou Alianças criam ou recebem uma proposta de parceiras.

Os departamentos de gestão de preços e receitas ( Revenue Management e Princing ) analisam o rascunho da proposta para oportunidades de receita e tarifas de mercado.

Uma vez que a proposta tenha sido finalizada e aprovada, a equipe do SPA executa o acordo.

Uma vez finalizado o SPA, o próximo passo é determinar como a reserva as classes serão alinhadas entre as companhias envolvidas.

Cada companhia é responsável por gerenciar seu próprio inventário de voo.

Vantagens do SPA – Special Prorate Agreements

Os SPAs oferecem muitas vantagens para as companhias envolvidas.

Primeiramente, os acordos podem ajudar a melhorar a participação de mercado de uma companhia aérea.

Mais destinos podem ser oferecidos aos passageiros por meio de um acordo entre duas companhias.

Além disso, os SPAs oferecem receita extra para as companhias, como já comentado.

Sem este acordo em vigor, uma companhia aérea só pode levar passageiros para destinos que atende.

O acordo permite que uma companhia aérea atenda passageiros adicionais que se conectaram de outras companhias aéreas em suas próprias aeronaves para melhorar sua base de tráfego.

Portanto, o mais importante para ganhar participação de mercado, a companhia se torna mais competitiva com melhores tarifas e disponibilidade de voos.

SPAs e Alianças

É bastante comum os SPAs serem confundidos com Alianças.

Uma companhia pode ter um SPA com outra companhia, mas não necessariamente fazer parte de uma aliança com essa companhia.

Companhias aéreas sabem reconhecer o benefício da receita e podem e fazem acordos SPA com uma companhia aérea que possa ser considerada um concorrente.

Monitoramento dos acordos SPA – Special Prorate Agreements

Os SPAs são uma parte cada vez mais natural do plano de crescimento estratégico de uma companhia aérea.

Porém, ao longo do tempo por uma série de fatores o acordo SPA pode não ser mais vantajoso para as companhias envolvidas.

Isso exige uma revisão periódica dos termos para manter a competitividade e garantir que os contratos ainda sejam mutuamente benéficos para as partes envolvidas.

Deixa eu te fazer 2 perguntas:

Você já trabalha com turismo ou está querendo começar uma carreira do zero?

Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, tenho uma aula gratuita para você aqui.

Te vejo em breve.