Segurança nos aeroportos: Inspeção e itens proibidos

Você já parou para pensar como a segurança nos aeroportos é importante?

Diariamente milhares de pessoas circulam pelos aeroportos do mundo todo.

Por este motivo,  autoridades responsáveis pela segurança nos aeroportos estão sempre desenvolvendo técnicas e métodos usados ​​na tentativa de proteger passageiros, funcionários e aviões que utilizam os aeroportos contra danos acidentais ou maliciosos, crime e outras ameaças.

A segurança nos aeroportos envolve procedimentos de inspeção importantes, tais como a revista de passageiros para o acesso às áreas restritas dos aeroportos (áreas de embarque, pista e aeronaves) e a inspeção de bagagens.

Esses procedimentos de segurança são adotados e padronizados internacionalmente.

A segurança do aeroporto tenta evitar que ameaças ou situações potencialmente perigosas surjam.

Assim, com uma segurança bem-sucedida, as chances de qualquer situação perigosa, itens ilegais ou ameaças entrarem em uma aeronave, país ou aeroporto são bastante reduzidas.

Parece interessante? Então continue lendo este artigo e descubra tudo sobre a segurança nos aeroportos.

ICAO e ANAC : Segurança nos aeroportos

Vamos começar em primeiro lugar a entender quais os órgão regulamentam a segurança nos aeroporto.

A ICAO exerce o papel de liderança no desenvolvimento de políticas e medidas de segurança da aviação em nível internacional.

Além de aprimorar a segurança global da aviação é um dos principais objetivos da Organização.

Da mesma forma, nacionalmente a ANAC (Agência Nacional de Avião Civil) é o órgão responsável pela regulamentação da segurança nos aeroportos.

Já nos Estados Unidos, toda a segurança é de responsabilidade da TSA (Transportation Security Administration).

Como funciona a inspeção de segurança nos aeroportos?

Logo após o check-in, os passageiros são encaminhados para a área de embarque, onde o procedimento de segurança acontece.

Os passageiros são encaminhados para a primeira inspeção que é o raio X.

A bagagem de mão deve ser colocada na esteira de raio X junto com todos os pertences de metal.

Para passar no raio X mesmo que os voos sejam domésticos, o computador portátil e os demais dispositivos eletrônicos devem ser retirados tanto das malas quanto das mochilas.

Em alguns países a retirada dos calçados também é necessária.

Caso operador do raio X tenha alguma dúvida sobre algum item, ele poderá solicitar uma inspeção manual.

Assim, o passageiro deverá abrir suas bagagens de mão para que o funcionário realize a verificação.

Mais importante, em caso de negativa, o passageiro será impedido de chegar a área de embarque.

Logo após este procedimento, os passageiros ainda poderão ser submetidos a passar pelo scanner corporal ou revista física aleatória.

Nessa situação, o procedimento será feito por um funcionário de segurança do mesmo sexo, em local público ou se o passageiro preferir em local privado.

Caso o passageiro se recuse a passar pela revista física, ele poderá ser proibido até mesmo de acessar a área de embarque.

Vídeo da TSA mostra todo o procedimento de segurança nos aeroportos dos Estados Unidos.

Itens proibidos na bagagem de mão

Para facilitar listei os itens proibidos na bagagem de mão que estão também disponíveis no site da ANAC aqui.

Armas

De fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas (inclusive réplicas ou de brinquedo), estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes.

Objetos pontiagudos ou cortantes

Machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm.

Ferramentas de trabalho

Pés de cabra e alavancas similares, furadeiras e brocas (inclusive portáteis e sem fio), chaves e fendas e cinzéis com lâmina ou haste superior a 6 cm, serras (inclusive portáteis ou sem fio), maçaricos, martelos, marretas, pistolas de pregos (e similares), dispositivos de alarmes.

Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis

Explosivos, munições, espoletas, fusíveis, detonadores, estopins, minas, granadas ou similares, fotos de artifício, cartuchos geradores de fumaça, dinamite, pólvora, pós metálicos e similares, líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico, repelentes de animais em aerossóis.

Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos

Cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos

Importante!

Em voos internacionais existe restrição para o transporte de quaisquer líquidos e géis que estiverem em embalagens com mais de 100ml e o limite máximo de líquidos a ser transportado deve caber em uma embalagem plástica transparente de no máximo 1 litro com fechamento hermético (tipo ziplock). Todos os líquidos e géis devem estar acondicionados na embalagem plástica de forma a facilitar a inspeção pelo agente de proteção. Lembre-se que de líquidos considerados perigosos não podem acessar as áreas restritas de segurança, mesmo em quantidade inferior a 100ml.

– Medicamentos (com prescrição médica), alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais poderão ser transportados na quantidade necessária à utilização no período total de voo (incluídas eventuais escalas) e deverão ser apresentados no momento da inspeção de segurança.

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