O que é EMD? O documento eletrônico utilizado pelas companhias aéreas
EMD é o documento padrão da indústria aérea para o cumprimento dos serviços opcionais.
Nunca ouviu falar do termo ou não sabe bem para que serve um EMD?
Sem problemas!
Garanto que até o final deste artigo você conhecerá os conceitos básicos sobre o assunto.
Continue lendo este artigo, onde vou explicar para você o que é um EMD e onde pode ser usado.
O que é um EMD?
O EMD (Electronic Miscellaneous Document) é um documento padrão oficial da IATA para facilitar a cobrança de serviços opcionais e auxiliares das companhias aéreas.
É usado pelas companhias aéreas para vendas diretas ou através de agências de viagens conectadas a um Sistema de Distribuição Global (GDS).
O EMD funciona como um bilhete eletrônico porém para serviços opcionais e auxiliares.
Também serve como um recibo emitido para o passageiro, e os dados são armazenados no sistema da companhia aérea.
Existem dois tipos de EMD:
EMD-S (autônomo): não associado a um bilhete eletrônico, podendo ser usado independentemente como excesso de bagagem, cobrança de taxas de embarques, assentos extras, etc.
EMD-A (Associado a um bilhete eletrônico) utilizado em alterações de data, taxas, penalidades, reembolso, etc.
As agências de viagens cadastradas BSPlink podem emitir os EMDs para as seguintes taxas e serviços:
Taxa de alteração – Multa por alteração de datas de um bilhete.
Taxa de cancelamento ou no-show – Multa quando o passageiro não comparece no check-in do aeroporto na data reservada.
Depósito de Grupo – Taxa de garantia cobrada para garantir o bloqueio de assentos de um grupo.
Diferença de tarifa reembolsável de valor residual – Reembolso de diferença de tarifa de um bilhete reemitido para uma tarifa mais baixa que a original paga.
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História rápida de como surgiu o EMD
Tudo começou com o documento de papel similar aos antigos bilhetes físicos, o MCO( Miscellaneous charges order ) ou em português Ordem de Cobranças Diversas.
Os MCOs tinham as mesmas funções do EMD, porém eram físicos, de papel e eram preenchidos manualmente.
O descontinuado V-MPD ( Virtual Multiple Purpose Document ) foi uma solução criada pela IATA para substituir os MCOs.
Os V-MPDs eram emitidos dentro da ferramenta BSPlink e novamente seguiam todas as mesmas funções do antigo MCO e futuro EMD.
Eles foram substituídos 100% para os EMDs no final de 2013.
Isso significa que a partir de 2014, os MCOs e os v-MPDs não eram mais processados pelo IATA BSP.
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