Tudo que você precisa saber sobre bilhetes standby e tarifas agente de viagem
Bilhete Standby e Tarifa agente de viagens são um dos benefícios de trabalhar em uma companhia área e agências de viagem.
A grande maioria das Companhias aéreas permitem que os funcionários e familiares (esposa/esposo e filhos) voem gratuitamente em sua empresa.
Existem também grandes descontos com outras companhias aéreas.
Porém normalmente estas passagens são standby.
Bilhete Standby e Tarifa agente de viagens
Mas o que é standby?
Standby é um bilhete que não tem reserva confirmada. O passageiro só embarca se houver disponibilidade de assentos.
Nossa, vou para o aeroporto sem saber se vou embarcar?
E minhas reservas de Hotel, transfer, carro…etc?
Costumo dizer que viagem em standby é uma aventura.
Mas vou passar 3 dicas que vão te ajudar a diminuir suas chances de ficar no chão.
Acesse o inventário do voo através do GDS.
Chegando próximo da data da viagem, verifique o número de assentos e se tarifas mais baratas ainda estão disponíveis.
Ligue diretamente para Companhia.
Se identifique e comente que você essa listado como standby em um voo e pergunte quais são suas chances.
No caso de bilhete ZED, o site MyIDtravel mostra o status dos voos com “carinhas” verdes, amarelas e vermelhas.
ZED, MyIDtravel o que é isso?
Existe um fórum chamado ZED-MIBA Zonal Employee Discount (ZED) Multilateral Interline Business Agreement (MIBA) onde mais de 190 companhias aéreas globais que oferecem tarifas com desconto no âmbito de um acordo multilateral.
A compra dos bilhetes ZED e listagem no voo são feitas através do portal MyIDtravel.
As Companhias aéreas exigem uma listagem de voos que deve ser feita pelo menos com:
48 horas de antecedência para voos internacionais.
12 horas de antecedência para todos os outros voos.
Os bilhetes só podem ser comprados com 90 dias de antecedência.
Esse portal foi desenvolvido pela companhia aérea Lufthansa primeiramente para servir seus funcionários.
Porem, com a agilidade e eficiência da ferramenta outras companhias começaram a entrar.
Cada companhia aérea tem sua política e regras para os bilhetes ZED, e para ajudar existe um site http://www.flyzed.info/
Lá você pode escolher a companhia aérea que vai utilizar e verificar suas regras.
O procedimento para cada companhia aérea muda, porém normalmente o passageiro com bilhete standby se apresenta no check-in, o funcionário faz todo o processo e providencia um boarding pass (STANDBY), com isso o passageiro tem acesso a área de embarque.
Já no portão de embarque, todos os passageiros regulares são embarcados e só assim começa o embarque dos passageiros standby caso haja lugares disponíveis é claro.
Caso haja mais de 1 passageiro com bilhete standby, a companhia aérea organiza como prioridade de embarque, normalmente os primeiros são os funcionários da própria companhia, depois os bilhetes da mesma aliança.
Leia mais sobre:
Como fazer empresas da indústria aérea correrem atrás de você?
Preparado para os próximos 20 anos? Descubra as mudanças e previsões para a indústria aérea
6 erros mais comuns dos profissionais de companhia aérea e indústria (Você não pode ignorar a #5)
Tarifa Agente
Companhias aéreas em geral disponibilizam para funcionários de agências de viagem o benefício da tarifa agente.
A tarifa agente como o nome já diz é uma tarifa com desconto extremamente restrita a alguns períodos, destinada unicamente para os funcionários de agências de viagem.
Estes bilhetes dependendo da regra da companhia pode ser confirmado ou standby.
A emissão do bilhete eletrônico é feita diretamente com a companhia aérea comprovando que realmente se trata de um funcionário de agência de viagem.
Deixa eu te fazer 2 perguntas:
Você já trabalha com turismo ou está querendo começar uma carreira do zero?
Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, tenho uma aula gratuita para você aqui.
Nos vemos em breve!