O que é Chargeback, lista dos principais motivos e dicas de como se proteger
Quer saber o que é um chargeback e dicas para se proteger?
O Brasil ocupa a segunda posição no ranking global de fraudes com cartão de crédito.
Além disso, o chargeback está entre os principais motivos de emissões de ADMs.
Conhecimento sobre o chargeback pode fazer toda a diferença para quem já trabalha ou pensa em trabalhar em companhia aérea e indústria.
O chargeback é um grande fantasma para a indústria aérea.
Ficou curioso?
Continue lendo este artigo e saiba tudo sobre chargeback.
Mas o que é chargeback mesmo?
O chargeback é uma solicitação de cancelamento de um pagamento feito pelo titular do cartão de crédito junto ao banco emissor.
Assim, o banco notifica o cartão que informa a companhia aérea por e-mail solicitando documentos que comprovem a venda.
O envio da documentação não garante que a companhia aérea não será debitada.
Caso a documentação não seja enviada ou não seja válida, o valor é debitado na conta da companhia aérea e o dinheiro retorna à conta do titular do cartão ou ao seu limite de crédito.
A grande maioria das passagens aéreas vendidas com o cartão de crédito o cliente não está presente.
São os casos das compras em OTAs e mesmo em agências físicas.
Nas OTAs a compra é online pelo portal da agência.
No caso de agências de viagens físicas, o bilhete eletrônico é vendido através de um documento chamado autorização de débito que como o nome já diz o passageiro autoriza o débito em seu cartão.
Este procedimento é muito prático, porém perigoso para a companhia aérea e agência de viagem.
Te explico o por quê!
Qualquer venda no cartão de crédito que o cliente não esta fisicamente presente pode ser contestada (não reconhecimento) pelo titular do cartão.
Além disso, o cliente pode contestar uma venda por divergência de valores, quando é cobrado no cartão um valor diferente do acordado.
Como resultado, as companhias aéreas e agências de viagem ficam expostas à possíveis fraudes.
Cartões roubados, clonados ou até utilizados de má-fé podem ser usados para compras de passagens aéreas.
Quando uma companhia aérea é debitada pelo cartão de crédito por chargeback ela imediatamente emite uma ADM para a agência de viagem para reaver o valor debitado.
A indústria aérea também lida com a fraude amiga
Como assim!?
Chamamos de fraude amiga quando o passageiro ao invés de entrar com o processo de reembolso junto a agência de viagem ou companhia aérea contacta o banco e contesta a venda.
Esses passageiros autorizaram a transação, receberam o bilhete comprado, e depois contestou a transação.
Muitos passageiros não percebem que um reembolso e um estorno (chargeback) não são a mesma coisa.
Eles simplesmente não fazem ideia do trabalho extra que estão dando ás companhias aéreas.
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Outro tipo de fraude amiga é a acidental.
Acontece quando uma pessoa próxima ao dono do cartão realiza uma compra com o seu cartão, sem sua autorização ou mesmo a pessoa se esquece que efetuou a compra.
Duplicidade
Outro motivo frequente de chargeback é a duplicidade de vendas.
Por erro de sistema ou do emissor, o bilhete é emitido duas vezes.
Nestes casos, ao invés do passageiro informar a agência de viagem ou companhia aérea entra diretamente com processo de chargeback.
Como se proteger de um chargeback?
Sabendo agora os principais motivos de chargeback, fica mais fácil para a indústria aérea tentar se antecipar ao problema.
As OTAs estão investindo pesado em sistemas e processos para reduzir o número de chargebacks.
Portal de internet das companhias aéreas e agências estão cada vez mais inteligentes.
Fiz uma lista de precauções que devem ser tomadas para evitar surpresas com chagebacks e fraudes.
- Ficar atento as viagens de última hora ou na mesma semana.
- Cuidado com viagens que não se iniciam no Brasil.
- Questionar compras fora do comum de clientes frequentes. (Quadrilhas especializadas clonam os emails de empresas e solicitam passagens).
- Tomar cuidado com cartões de terceiros. (Quando não é o próprio titular do cartão que está viajando).
- Viagens pagando tarifas sem desconto (Tarifas cheias).
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